Nova Consciência

Menu

A BUSCA DA TOTALIDADE

  • A busca da totalidade

     Originalmente o ser humano carrega uma ânsia fundamental por totalidade. A inquietação e a sede de inteireza se revelam como uma necessidade instaurada sem a qual nada parece tornar-se agradável e nenhuma experiência serena parece encontrar seu espaço para acontecer.

     

            Os grandes místicos espirituais encontrados nas mais diversas religiões, assim como grande parte dos mestres da sabedoria antiga, sempre nos disseram que, sinônimo de pessoa desenvolvida, iluminada, sábia e amorosa é sempre aquela que, nas mais diferentes experiências humanas, permanece presente com todo o ser. A mente, o afeto e o espírito se expressam em uma única força motivacional e atitudinal, testemunhadas pelo corpo, que por sua vez é símbolo expressivo dessa unidade interna. Isso é manter-se no eixo, viver centrado, essencialmente presente a tudo. É quando não é a ansiedade que determina a postura existencial e sim a escolha consciente de se estar onde se está, fazendo o que deve ser feito e com quem mais precisávamos estar naquela hora.

     

             Neste sentido, o sujeito humano essencialmente centrado experimenta no seu ser o dançar do Universo inteiro. Seu estado de presença não só o coloca na condição consciencial de um ser único e inteiro para si mesmo através de sua inteireza, como também em unidade com todo o Universo. Pois, não só fomos feitos para a totalidade, mas também egendramos essa mesma consciência na totalidade de nosso ser.

     

             Quando vivemos assim, a nossa vida se enche de experiências e de sincronicidade. Tudo parece estar conectado. São fatos, pessoas, pensamentos, desejos, encontros, intuições que também acontecem numa inteira unidade entre si e com quem está conectado a eles, sem correlação causal conhecida, muitas vezes.

     

            Cada ser humano possui o seu próprio caminho sagrado na sua vida. Este caminho sagrado é criado pelo entrelaçamento dos muitos fios, tangíveis e intangíveis, que ligam nossas emoções, sonhos, pensamentos e experiências. O fio espiritual invisível da força vital desabrocha no momento do nascimento e nos conduz através dos altos e baixos do crescimento e do aprendizado da vida no planeta Terra. Nossas vidas inevitavelmente mudarão muitas vezes de direção à medida que as experiências nos obrigam a crescer. Cada decisão que tomamos e cada mudança que ocorre em nossa percepção podem alterar o curso de nosso caminho pela vida, trazendo novas experiências ou horizontes mais largos. Cada vez que alteramos nossas prioridades, mudamos o caminho. Sempre que nos permitimos usar a imaginação, mudamos nossa visão da realidade. Quando decidimos mudar de direção, desenhamos e redesenhamos nossos estilos de vida, hábitos, prioridades, necessidades pessoais e objetivos.

     

             Se você está vivo, está em um caminho sagrado. Durante a sua vida, você tem seguido uma variedade de caminhos, em diferentes direções, e, entretanto, todos estes caminhos se encaixam, formando um único percurso de vida que representa sua jornada individual no mundo físico. A percepção de que cada um de nós também percorre um caminho espiritual, ou intangível, marca o início dos processos de despertar encontrados nos caminhos da iniciação e transformação humana. Algumas pessoas atravessam a vida acreditando que não há sentido, ordem ou razão no funcionamento do universo. Não veem nenhuma conexão entre si mesmas, as formas de vida e o Criador – até que algum acontecimento as obrigue a sair desse estado de inconsciência. A vida nos sugere a mudança, mas quando, e como, varia para cada indivíduo.

     

             Estar longe do seu caminho é estar longe da sua essência. Quem está longe da sua essência vive estranho a si mesmo, não sente o que se passa no seu íntimo ou não consegue compreender os ditames de sua interioridade. Longe de si tudo parece sem essência, tudo é repetitivo, monótono e autômato. É o mesmo que viver em estado de sonolência. Sim, pois o ser desperto é aquele que sabe onde se encontra e dali pode faze conexão com todas as realidades essenciais.

     

             Estar longe do caminho é ficar sem referências, é viver como o marinheiro que perdeu o rumo dos ventos: ele está com o navio sobre as águas, mas não sabe mais de onde vem, não consegue perceber o que está acontecendo e se angustia por não saber para onde vai. Infelizmente, talvez seja essa a condição da grande maioria das pessoas da humanidade, que vivem nessa apatia existencial.

     

     

    Conteúdo extraído do trabalho de conclusão do Curso de Psicologia Transpessoal apresentado à Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ, como requisito para a obtenção do título de Especialista. 

     

    Especialista: Lauro Miechuanski

    Francisco Beltrão – 2011

     

 

Espaço Integrativo de Desenvolvimento Humano
Pachamama Xamã Ltda.

Fone:(46) 2601-0101
(46) 99140-0107
E-mail: contato@pachamamaxama.com.br

Rua Vergina Della Betta - nº 1118 - Bairro Aeroporto
CEP 85603-894 - Francisco Beltrão - Paraná

© Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: